
ACC
A Europa nas Rotas Comerciais das ideias e dos objetos de cultura
A Europa das rotas comerciais foi o resultado de grandes transformações ocorridas algumas delas desde o século XII e outras com a abertura comercial iniciada no mar mediterrâneo, pela Itália.
Esta abertura do mediterrâneo chegou ao atlântico, ao báltico e ao Oriente e foi de extraordinária importância uma vez que quebrou o isolamento europeu, abrindo as portas a uma época de grandes intercâmbios culturais.
Revelou aos Europeus a verdadeira dimensão e forma do globo terrestre, dando a conhecer a quantidade dos mares, continentes e ilhas, a diversidade dos climas, das faunas e das floras, a variedade dos povos, culturas e religiões.

No renascentismo a vida centra-se nas cidades onde os reis constroem as cortes, onde moravam os bispos, instalaram-se as universidades e os burgueses tinham as suas sedes de negócios.
Este palácio tinha uma planta quadrangular em 3 a 4 pisos que ocupava normalmente um quarteirão de pedra com um aspecto fechado, compacto e maciço e possuía poucas janelas.
O palácio como habitação das elites e as artes no palácio

O Humanismo e a Imprensa
O Humanismo foi uma expressão literária dos novos valores intelectuais do renascimento. Foi iniciado em Itália e expandiu-se por toda a Europa.
A primeira obra impressa foi a bíblia. Cada página foi rubricada e iluminada á mão em um período de três anos e tinha 42 linhas em 2 colunas.
As inovações da imprensa permitiu fazer livros em maior quantidade, logo estes ficavam mais baratos.
Palácio Strozzi

Biblia de Gutenberg
Rotas Comerciais